Os entusiastas da sustentabilidade na moda de Varsóvia

Os entusiastas da sustentabilidade na moda de Varsóvia.

Este artigo, de minha autoria, foi originalmente publicado na revista Moda e Moda, em Janeiro de 2020, e sumariza o evento que decorreu em Varsóvia no final de 2019: Responsible Fashion Awards, da Escola Internacional de Moda de Varsóvia — MSKPU.

Com a tendência da sustentabilidade a ganhar relevância na sociedade actual, é de se esperar um crescimento das manifestações culturais associadas. Como tal, no final de 2019, a Escola Internacional de Design de Moda MSKPU foi responsável pela organização do primeiro evento de moda Sustentável da Polónia: o Responsible Fashion Awards (RFA). O RFA foi o primeiro concurso, na Polónia, com foco no desenvolvimento ético e ecológico de produtos de moda para jovens designers e entusiastas da sustentabilidade. Foi idealizado pela escola MSKPU, a única escola no país que adopta práticas e ensina CSR – Corporate Social Responsibility, um modelo de gestão de marcas que contribui para que as empresas se tornem relevantes e tenham um impacto positivo a nível económico, social e ambiental. O evento procurou reunir um conjunto de especialistas em moda e sustentabilidade que avaliaram, em formato de desfile, os candidatos com as colecções mais relevantes que abraçaram a temática de forma mais proeminente, tanto na idealização como na concepção das peças. Durante uma semana decorreu também um ciclo de conferências associadas ao evento e um curso de Sustentabilidade e Responsabilidade na Moda para os participantes do concurso, que tomaram forma nos diversos locais parceiros com destaque para o Museu Chopin e para o Showroom da LPP. Entre os especialistas envolvidos, muito contribuíram com uma visão criativa e crítica sobre a moda na actualidade, estiveram presentes: Anna Miazga (Especialista em CSR na LPP), Bram Jespers (Professor na Royal Academy of Fine Arts em Ghent), Bryan Colò (Designer na Chloé), Julien Dreano (Inextenso), Magdalena Plonka (Directora na MSKPU), Maria Huma (Kupuj Odopowiedzialnie Foundation), Michal Zaczynski (Editor da Esquire Polska), Piret Puppart (Professora na EKA – Estónia); Riccardo Terzo (Vogue Italia) e a nossa colaboradora Theresa Lobo (Professora de Moda no IADE – Lisboa). Através dos feedbacks de todos os envolvidos, os alunos puderam perceber o papel da sustentabilidade no sector e imaginar novos paradigmas para o futuro da moda. A Professora Theresa Lobo, docente no Mestrado em Design e Branding de Moda, no IADE – Universidade Europeia, ressaltou o papel cultural da moda para um entendimento das mentalidades e revelou considerar muito importante a ligação entre a criatividade e o desenvolvimento de novos tecidos sustentáveis, que devem incorporar a beleza subtil que as peças de vestuário exigem. A vencedora da categoria “Profissional” foi Marta Janikowsk e da categoria “Passionate” foi Wiktoria Frankowska. As designers receberam prémios em dinheiro, a oportunidade de participar no curso de Sustentabilidade e Responsabilidade na Moda, um ano de bolsa para estudar na MSKPU e terão a oportunidade de apresentar as colecções completas no MSKPU Diploma Show em Março de 2020. As imagens do evento e das peças das vencedoras podem ser visitadas na página oficial do acontecimento e na galeria abaixo.
Professora Theresa Lobo (IADE-UE), Prof. William Cantú (IPAM/CEAUL) e Prof. Bram Jespers (The Royal Academy of Fine Art in Ghen). (2019). Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia. Imagem: Cortesia da escola MSKPU/RFA.
O grupo de alunos da Escola MSKPU que concorreram ao concurso RFA. (2019) no Museu Chopin. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia. Imagem: Cortesia da escola MSKPU/RFA.Imagens: Cortesia da escola MSKPU/RFA.
Desfile Viva e MSKPU. (2019). Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia. Imagem: Cortesia da escola MSKPU/RFA.

Disponível em Moda e Moda.








Enviar um comentário

0 Comentários