Cultura criativa e sustentável em Varsóvia: os Responsible Fashion Awards de 2022

Tive o prazer de ser convidado para participar na edição de Agosto da revista Moda e Moda, onde escrevi um artigo sobre o Diploma Fashion Show, organizado pela MSKPU, em Varsóvia. Segue o artigo na íntegra e o link para a edição de Agosto/2022 da Moda e Moda.


Cultura criativa e sustentável em Varsóvia: os Responsible Fashion Awards de 2022

O Responsible Fashion Awards é um evento anual desenvolvido pela Escola Internacional de Moda de Varsóvia MSKPU em cooperação com a empresa multinacional de retalho LPP. Este evento toma forma numa competição de design de moda que ocorre anualmente e se encontra na terceira edição, tendo como patrocinador principal a LPP, que disponibiliza todos os tecidos para a execução dos coordenados projetados para o evento.

O vencedor da terceira edição do RFA foi Dominik Żyża, contemplado com 10.000 PLN, uma bolsa de estudos na MSKPU, uma sessão fotográfica profissional, e um convite para apresentar a sua coleção no desfile anual da MSKPU que este ano decorrerá no dia 28 de Setembro no Museu Etnográfico de Varsóvia.

Na edição deste ano a Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE) e a Universidade da Beira Interior (UBI) foram representados pela Prof. Doutora Theresa Lobo, docente no Mestrado em Branding e Design de Moda coordenado por ambas as instituições.

Sobre a coleção vencedora, o autor refere o seguinte: “É a minha primeira vitória e espero que seja um marco para o sucesso futuro. O meu design foi inspirado em cogumelos, pois eu acredito que eles são o futuro da moda. As fibras feitas a partir de cogumelos produzem um pouco de CO2 e consomem pouca água, sendo a sua produção totalmente ecológica. Eles podem ser cultivados em condições de laboratório e foi por isso que me inspirei em sua forma e não apenas no efeito visual que eles traziam. Eu também quero educar através da minha coleção. Na execução do projeto final, utilizei matérias-primas como algodão e poliéster ecológicos derivados de garrafas PET recicladas”.

O vencedor foi selecionado dentre nove finalistas do concurso: Alicja Bogusz, Małgorzata Dzierżęga, Aleksandra Dzwonkowska, Dorota Gąsiorowska-Skrzypek, Mariia Horbenko, Gabriela Kozula, Julia Masłosz, Joanna Zontek, Dominik Żyża.

Dominik Żyża foi escolhido depois de uma longa deliberação do júri que incluiu a Prof. Doutora Magdalena Płonka (Diretora da MSKPU e Professora de CSR), Anna Sołtys (diretora da Reserved Product Office), Magda Jagnicka (Embaixadora da Reserved, stylist e jornalista), Ewelina Antonowicz (Representante do Sustainable Fashion Institute) , Christina Bifano, Andrzej Foder (Representante da Łódź University of Technology), Paulina Górska (jornalista e influencer), Professora Doutora Theresa Lobo (Professora Associada do IADE – Universidade Europeia, Portugal), Michał Szulc (Designer, leitor na Academy of Fine Arts de Łódź), Ewa Polkowska (MSKPU, designer na Reserved), Karolina Sobańska, Ewelina Szymańska (vencedora da segunda edição do RFA), Professora Doutora Piret Puppart (Professora na EKA - Estonian Academy of Fine Arts), Ricardo Terzo (Representante da Marie Claire Italia), Michał Zaczyński (Jornalista e crítico de moda), Anna Miazga (Representante da Accenture).

Sobre os resultados da competição, a fundadora do projeto, Professora Doutora Magdalena Plonka referiu que “a competição se enquadra perfeitamente nas tendências atuais. O que importa não é apenas o que está na moda, mas sobretudo o que é necessário, ou seja, a educação ecológica dos jovens designers para um design e uma produção mais responsável. De ano para ano temos um número crescente de candidaturas e que estão cada vez mais desenvolvidas. As pessoas que participam do RFA podem ver que avaliamos tanto valores estéticos quanto valores relacionados com a fabricação pró-ecológica e ética. Os mais recentes tecidos ecológicos e malhas para a implementação dos projetos da competição são fornecidos pela LPP, que é o nosso principal parceiro e cofundador do prêmio principal.”

Com a sustentabilidade a tornar-se um tema cada vez mais central na sociedade, esperamos que no próximo ano os resultados do RFA sejam ainda mais promissores.

William Cantú
Lisboa, 29/07/2022

Enviar um comentário

0 Comentários