- Lançamento do meu livro "Os Estudos de Tendências e o Branding". Nesta obra, introduzo os Estudo de Tendências ao mesmo tempo que faço um cruzamento desta área científica em ascenção com o Design, mais especificamente o Branding. Esta pesquisa foi resultado da minha tese de Mestrado e procurou, primariamente, contribuir para a consolidação disciplinar ods Estudos de Tendências e desenvolver uma pesquisa multidiciplinar.

Com o conceito de liquidez cada vez mais presente numa sociedade plural em ideias e em opiniões discutidas com intensidade, os discursos das marcas desempenham um papel fundamental para compreender e contextualizar a moda no momento atual, bem como para mapear comportamentos socioculturais emergentes. Através das sínteses de linguagem visual e do coolhunting - como modalidade de pesquisa de inspiração etnográfica -, esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica comparada de estudo de caso que pretende contribuir para as áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências. Assim, procura-se consolidar conhecimentos através de uma análise que parte do cruzamento de duas abordagens que dizem respeito à análise de linguagens visuais, apoiadas no Modelo Linear para a análise de marcas (Oliveira, 2015), e à análise de tendências socioculturais. Os resultados do estudo aqui apresentados confirmam a pertinência de articular as duas áreas e sugerem potencialidades para a geração de soluções estratégicas, como um contributo para novas abordagens de análise e gestão de marcas.
Disponível em:
https://my.nea-edicoes.com/catalogue/details/pt/978-613-9-75369-7/os-estudos-de-tendências-e-o-branding?search=william%20cantú
Cantu, W. (2019). Os Estudos de Tendências e o Branding. Mauritius: Novas Edições Académicas.

William Cantú teaches at the Department of Arts, Creativity and Culture at the Polytechnic University of Leiria and at IADE. His research is situated within the fields of cultural studies, trend studies, and visual culture, with a particular interest in critically examining how culture functions as a landscape for meaning-making, negotiation, and identity construction. His work explores the intersections between socio-cultural formations, creative practices, and aesthetic discourse, focusing on the cultural analysis of how meanings are produced, shared, and contested within emerging cultural representations.
0 Comentários