Colóquio "Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)"

Em Fevereiro deste ano participei no Colóquio "Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidade(s)" na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a comunicação intitulada "O 5º. Elemento: Observações sobre a identidade visual de marcas de moda". A partilha de trabalhos demonstrou-se interessante a audiência superou a espectativa. Mais um evento em busca da tradução de significados e de mentalidades bem sucedida!

O abstract da minha comunicação encontra-se a seguir:
Este trabalho visa analisar os elementos básicos que compõem as identidades visuais de marcas procurando entender qual é o significado por trás dos mesmos com enfoque sobre o quinto elemento de cada uma, respectivamente.
As marcas que fazem parte da amostra em análise pertencem ao segmento de moda premium e têm todas o 5º elemento identificado — duas delas com as respectivas estruturas de marca publicadas em Cantú (2019). Como tal, recorreremos a uma análise semiótica dos elementos das marcas, procurando entender a representatividade dos mesmos no que toca à composição visual global da marca.
Este trabalho demonstra-se particularmente pertinente no âmbito da Hipermodernidade Líquida e onde a necessidade de destaque e de identificação de marcas e de produtos é um fator decisivo para angariar visibilidade num meio saturado de imagens e concorrência. A comunicação tem como intuito desenvolver uma discussão que possa ser utilizada no âmbito estratégico, procurando discutir sobre as identidades visuais em questão; entender o que é o quinto elemento da marca e a importância da sua representação e retirar insights sobre a importância da criação de signos nas marcas.
Cartaz oficial do evento. © FLUL 2020

 Slide inicial da comunicação.

Enviar um comentário

0 Comentários