O abstract da minha comunicação encontra-se a seguir:
Este trabalho visa analisar os elementos básicos que compõem as identidades visuais de marcas procurando entender qual é o significado por trás dos mesmos com enfoque sobre o quinto elemento de cada uma, respectivamente.
As marcas que fazem parte da amostra em análise pertencem ao segmento de moda premium e têm todas o 5º elemento identificado — duas delas com as respectivas estruturas de marca publicadas em Cantú (2019). Como tal, recorreremos a uma análise semiótica dos elementos das marcas, procurando entender a representatividade dos mesmos no que toca à composição visual global da marca.
Este trabalho demonstra-se particularmente pertinente no âmbito da Hipermodernidade Líquida e onde a necessidade de destaque e de identificação de marcas e de produtos é um fator decisivo para angariar visibilidade num meio saturado de imagens e concorrência. A comunicação tem como intuito desenvolver uma discussão que possa ser utilizada no âmbito estratégico, procurando discutir sobre as identidades visuais em questão; entender o que é o quinto elemento da marca e a importância da sua representação e retirar insights sobre a importância da criação de signos nas marcas.
Cartaz oficial do evento. © FLUL 2020
Slide inicial da comunicação.



William Cantú teaches at the Department of Arts, Creativity and Culture at the Polytechnic University of Leiria and at IADE. His research is situated within the fields of cultural studies, trend studies, and visual culture, with a particular interest in critically examining how culture functions as a landscape for meaning-making, negotiation, and identity construction. His work explores the intersections between socio-cultural formations, creative practices, and aesthetic discourse, focusing on the cultural analysis of how meanings are produced, shared, and contested within emerging cultural representations.
0 Comentários