É com grande satisfação que partilho um artigo que tive o prazer de escrever em conjunto com o Professor Nelson Pinheiro Gomes, como resultado de uma pesquisa sobre padrões de significado, comunicação e produção cultural na moda, em particular, na marca Gucci.
Este artigo é particularmente relevante numa altura em que a Gucci está a passar por mudanças significativas, com a saída do seu diretor criativo, Alessandro Michele, e num contexto de constante ressignificação das marcas na hipermodernidade. Esta pesquisa foi publicada numa das revistas científica de moda mais importantes do Brasil e apresenta contributos relevantes para a análise da produção cultural de moda.
No artigo, explorámos a importância da semiótica e da comunicação na construção e manutenção da marca, discutindo quais são os elementos da marca que contribuem para a criação de mensagens e narrativas culturais.
Espero que este artigo desperte o vosso interesse e vos proporcione uma visão mais aprofundada sobre a moda e o seu universo de comunicação.
O artigo está disponível na íntegra no seguinte link: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1422

.jpg)

William Cantú teaches at the Department of Arts, Creativity and Culture at the Polytechnic University of Leiria and at IADE. His research is situated within the fields of cultural studies, trend studies, and visual culture, with a particular interest in critically examining how culture functions as a landscape for meaning-making, negotiation, and identity construction. His work explores the intersections between socio-cultural formations, creative practices, and aesthetic discourse, focusing on the cultural analysis of how meanings are produced, shared, and contested within emerging cultural representations.
0 Comentários